Postagens populares

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atividades - Língua Portuguesa Ensino Fundamental I


Sinais de Pontuação
Conhecendo os sinais de pontuação básicos:
Ponto de Exclamação -  Indica surpresa, admiração, espanto.
Ponto Final - Indica que a frase terminou.
Ponto de Interrogação - Indica uma pergunta.
Vírgula - Indica uma pausa na leitura. Na escrita é utilizada nas datas, endereços, sequencias.
Reticências - Indica um pensamento que não foi completado, ou ainda um som prolongado.

Relacione as colunas:

Qual seu nome ? (   )                                           1 -  Ponto Final
A flor rosa é linda ! (   )                                        2 -  Vírgula
Comi, balas, doces e bombons. (   ) (   )                3 - Reticências
O gato era muito... (   )                                        4 - Ponto de Exclamação
Que lindos são seus olhos ! (   )
Onde você mora ? (   )


Trabalhando com a Ortografia
Conhecendo o emprego do ç:
ça - ce - ci - ço - çu
Como na frase abaixo:
Após aquecer todas as crianças, não podemos esquecer de alimentá-las.

Só podemos usar o ç em çaçoçu.
Não é usado o ç em ce, ci e nem no início de palavras.

carroça

Reescre as palavras, trocando o  * por ç ou c:
cal*a __________
*inema __________
ro*a __________
*enoura __________
palha*o __________
alfa*e __________
terra*o __________

Trabalhando com o Texto
Como se fosse dinheiro
Todos os dias, Gustavo levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.
Chegava no bar, comprava sua torrada e pagava o sr. Marcos.
Mas o sr. Marcos nunca tinha troco:
- Olha Gustavo, pode levar uma bala pois eu não tenho troco.
Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:
- Seu Marcos, eu não quero bala, quero meu troco em dinheiro.
- Ora menino, eu não tenho troco. O que eu posso fazer?
- Realmente não sei, só sei que quero meu troco em dinheiro!
- Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa... 
Gustavo ainda insistiu umas duas ou três vezes.
A resposta era sempre a mesma:
- Ora, menino, bala é como se fosse dinheiro, então leve um chiclete se não gosta de bala.
Aí Gustavo resolveu dar um jeito.
No dia seguinte, apareceu com um embrulho, os colegas queriam saber o que era, Gustavo ria e respondia:
- Na hora do recreio, vocês vão ver...
E na hora do recreio todo mundo viu.
Gustavo comprou seu lanche. Na hora de pagar, abriu o embrulho. e tirou de dentro... uma galinha.
Colocou a galinha em cima do balcão.
- O que é isso menino? - perguntou o sr. Marcos.
- É para pagar a torrada. Galinha é como se fosse dinheiro, e gostaria do meu troco.
O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acabar com a confusão.
Gustavo disse a seus colegas:
- Todo o cidadão tem deveres, mas também possuí direitos.

Exercícios:
1. Numere os parênteses de acordo com a ordem do texto:
(   ) - Mas bala é como se fosse dinheiro! Ora essa...
(   ) Um dia, Gustavo reclamou para sr. Marcos:
(   ) O sr. Marcos pensou por muito tempo, e resolveu dar as moedas de troco para Gustavo, e pegou a galinha para acavar com a confusão.
(   ) Gustavo Levava dinheiro para a escola para comprar seu lanche.
(   ) Mas, o sr. Marcos nunca tinha troco:
(   ) A resposta era sempre a mesma.

2. Una as frases, indicando o que fez cada personagem:
                    1. Gustavo
Quem?         2. Sr. Marcos
                    3.  Os colegas

                     1. queriam saber o que havia no embrulho.
Fez o quê?    2. nunca tinha troco.
                     3. comprou seu lanche.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________

Interpretação de texto

Leia o texto: Retrato de pato
Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
     E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?