Postagens populares
-
A soletração em si não traz muitos benefícios ao aluno, já que os dicionários estão no mercado para serem usados e os corretores ortográfic...
-
Educação é um pássaro, que tendo asas perfeitas é capaz de chegar aos lugares mais longes, mostrando que todas e todos são livres para...
-
-
A importância da tecnologia na educação coloca a tecnologia como um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a...
-
O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia...
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Como despertar interesse na criança pela leitura?
O cantinho da leitura desperta o interesse no aluno em ler.
O “cantinho da leitura” é um assunto que muitos professores da educação infantil já ouviram falar ou adotaram em sala de aula.
Como o próprio nome já diz, o cantinho da leitura é um lugar reservado à leitura de contos, de gibis, de revistas, além de livros de pintura, de desenho, dentre outros.
É importante que o professor convide os alunos a participar do cantinho pelo menos três vezes por semana, a fim de criar um hábito de interesse na criança. Além disso, é fundamental que o educador forme esse ambiente com a ajuda dos seus alunos, para que desde o início haja uma interação com o local e também entre professor-aluno e aluno-aluno.
Se houver espaço e meios, o professor pode colocar almofadas no local ou puffs. Dessa forma, os alunos se sentirão mais a vontade, o que produzirá um desbloqueio à leitura. O cantinho da leitura será encarado como um momento para relaxar, e os alunos estarão aprendendo sem que percebam.
O cantinho da leitura é importante desde o maternal, porque mesmo que a criança ainda não saiba ler, o aspecto visual chamará sua atenção e produzirá uma leitura óptica, ainda mais se for de um livro que o professor já tenha lido em sala. O consciente do aluno trará a história à sua memória e ele poderá contá-la através das imagens.
No final do momento destinado à leitura, o educador pode convidar dois ou três alunos para contar a história que leu.
Essa atividade produzirá hábito de leitura, interação entre os alunos, aprendizado coletivo, respeito (silêncio quando o colega estiver lendo ou contando a história), noção de tempo (há tempo para brincadeiras, há tempo para relaxar, para ler, para conversar, etc.).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário